segunda-feira, 19 de março de 2012

Grupo Humanas: Área Biológicas - Fonoaudiologia

O Fonoaudiólogo é um profissional que atua nas áreas de prevenção, avaliação, reabilitação,  comunicação oral escrita e da voz.No qual tem o objetivo de tratar de distúrbios ,e aprimorar os padrões da fala e da voz, reabilitação da musculatura facial, dificuldades de respiração entre outros.

E ele pode atuar em um consultório privado, instituições públicas, clínicas multidisciplinares, hospitais e maternidades, postos de saúde, creches, escolas, indústrias, emissoras de rádio, televisão e muitos outros.

No consultório ele realiza atividades para a melhorar a voz, a escrita, testes de audição e até na orientação familiar, de como lidar com um parente deficiente auditivo, e para ajudar quem esta passando pela reabilitação a praticar as lições em casa.

Nas maternidades ele realiza atividades de prevenções, como acompanhamento de gestantes durante o programa pré-natal, para o diagnóstico precoce da deficiência auditiva. E em hospitais ele atua intervindo em pacientes que já tiveram AVC (derrame cerebral), pós cirurgia de cabeça e pescoço e traumatismo cerebral, tratando as alterações das funções estomatognáticas e da linguagem.

Na saúde pública ele tem sua ação voltada principalmente para a prevenção dos distúrbios da comunicação, atuando em grupos de acompanhamento a gestantes, de saúde auditiva e vocal, entre outros. Além das atividades de prevenção, realiza grupos terapêuticos, com acompanhamento a casos de distúrbios da linguagem oral e escrita, por exemplo, ou atendimentos individuais. Em conjunto com as atividades preventivas e de reabilitação, o Fonoaudiólogo também realiza diagnóstico audiológico e faz os encaminhamentos necessários para a melhor adaptação do indivíduo à sociedade.

E em creches e escolas ele atua mesmo no processo de aprendizagem infantil, além das orientações a pais e professores. Também com o objetivo de diagnosticar precocemente qualquer problema auditivo u na fala (como língua presa) ou qualquer problema que possa vir a prejudicar o desenvolvimento da criança.

Em indústrias ele realiza exames de controle audiológico, prevenindo o funcionário contra possíveis perdas auditivas por conta das máquinas.

Nas emissoras de rádio e TV ele orienta na articulação, respiração e reabilitação dos disturbios vocais dos locutores apresentadores e atores.

Cada paciente tem um modo de aprender, de entender, e o fonoaudiólogo tem que adaptar a sua técnica a cada um deles. O fonoaudiólogo tem ajuda de pediatras, neurologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, ortodontista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e o profissional da área de Educação.

Por exemplo. Meu irmão tem 10 anos e é deficiente auditivo devido a medicação forte da UIT, pois ele nasceu com problemas pulmonares, salvar a vida teve consequências.

Descobrimos da deficiência quando ele tinha dois anos de idade, dês de então ele passa por um processo de aprendizagem bem diferente. Logo quando ele começou a ir para a escola de manha ele ficava em uma sala só com deficientes auditivos e de tarde dois dias por semana ele ficava na inclusão, com uma intérprete na sala de aula. Hoje na quinta série, ele não fica mais em uma sala com deficientes auditivos, todos os dias ele esta na inclusão, e uma vez por semana ele vai à fonoaudióloga em Santos. A cada dia ela faz uma atividade diferente com ele. No jogo da memória por exemplo, quando ele acha as imagens iguais, ele tem que falar o que é e escrever. A cada consulta ele aprende palavras novas, mais bem simples, como bala, bobo, bola, o nome dele (Eduardo), casa, papai, mamãe, Carol (eu =D) Gabriel (nosso padrasto), entre outros. A fono não só ensina ele a falar e escrever, ela ensina a toda a família as dificuldade e os prazeres de tem uma pessoa tão especial e importante nas nossas vidas, ele tem um carinho especial por ela e ela por ele. AH o "Dudu" diz que ele é velhinha então ele a chama de vovó (o nome dela é Rose), imagine só as palhaçadas no consultório. Mas não fique pensando que é só palhaçada não, ele tem um pequeno momento para as brincadeiras e depois é hora de concentração. O mais interessante é, que por incrível que pareça ela ensina TANTA mais tanta coisa pra ele sem fazer apenas um sinal, sim ela não fala libras, ela diz que se ela souber falar libras o paciente se acomoda e ela esta ali para ensinar ele a falar com a boca não com as mãos. O objetivo dela para o futuro do Eduardo e de todos os pacientes, é que eles possam, mais pra frente, fazer uma boa faculdade, pois ela tem pacientes que hoje são professores, alguns fazem faculdade, donos de alguma empresa e tudo mais. Eu presenciei certa situação dentro do ônibus, um deficiente auditivo distribuiu um papel para os passageiros e nele dizia que ele era surdo tinha dois filhos pra criar e estava desempregado, se nós podíamos colaborar para ele sustentar a sua família. Ele não teve a oportunidade de para hoje ter um emprego (apesar de que é lei em toda empresa ter um deficiente com carteira assinada) mais se ele não teve uma oportunidade de estudar é difícil de ter um emprego. Então o trabalho da fono é tão importante quanto a escola, pois eu conheço deficientes que não falam pois tem vergonha da voz fanha e a fono é importantíssima para que essas crianças não sejam dependentes de ninguém futuramente.

Por: Carolina G. Mingardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário