sexta-feira, 30 de março de 2012

Moral e Juízo.

Sendo moral e Consciência moral.

Existem alguns parâmetros que ditam a moral perante a sociedade, são esses alguns como as leis, os costumes, tratados ou acordos, pois por vezes o que vale aqui pode não ter o mesmo valor em outro lugar qualquer, se no Brasil não é educado arrotar à mesa em outro países a cultura pode ser completamente distinta, ou até mesmo muros morais que nos restringem muito mais imperceptíveis e curtos do que a distância de países, por vezes o que é aceitável em nossa cidade e sociedade pode não ser na cidade vizinha.
Senso moral é andar sobre as normas da comunidade, do estado e do país.
O sendo de ética se distingue do sendo de moral pelo simples fato de não possuir essas distâncias, ou seja, senso de ética são normas que devem ser seguidas e que são válidas em todos o universo, independente do senso de moral estabelecido em sua cidade, dos seus costumes e etc.
Ter consciência moral é saber distinguir que é moralmente correto e o que é moralmente errado, percebendo as diferenças entre ética e moral.
Ética esta acima da moral mas essas podem até mesmo se coincidir já que algumas vezes a lei e as normas ou alguns parâmetros de moral são os mesmo em lugares diferentes, sendo que as leis e as normas são formas de manter as pessoas na ética.
Ética é o seria o senso natural de certo ou errado, do lado bom ou do lado mal e que sabemos sem ninguém nos dizer ou sem ter uma legislação para isso.
Já a Moral é algo criado para aqueles que não usavam ética, logo se notou a necessidade de criar leis ou algo que os fizessem seguir as regras.

Juiz de fato e Juiz de valor.

Juiz de fato é quem você ou qualquer outro ser é de fato, é a essência da pessoa, quem o ser é realmente, avaliando apenas quem ele realmente é sem levar em conta nenhuma influência externa, é a pessoa em si, avaliando o que é, porque é e como é apenas.
Juiz de valor é o juízo, é a avaliação que as pessoas possuem de você, ou seja, é a forma como as pessoas te vêem e o que ela percebem avaliando suas características, suas ações, virtudes, valores, aparência, costumes dentre outros critérios.



Gabriela Costa Martins nº 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário