quarta-feira, 14 de março de 2012

Senso Moral e Consciencia Moral

A existência técnica

        Senso Moral e Consciência Moral referem-se a valores, sentimentos que são provocados pelos valores e a decisões que tomamos que conduzem a opção entre o bom ou mau ou entre o bem e o mal.
        Temos que lidar com o senso moral e com a nossa consciência moral em todas as nossas decisões diárias, fazendo da filosofia parte da nossa rotina.

Juízo de fato e de valor

        Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor onde avaliam sobre coisas, pessoas e situações, são prevalecidos a moral, nas artes, na política, na religião.
        Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal, a felicidade. Os juízos éticos normativos nos dizem que sentimentos, intenções, atos e comportamentos devemos ter ou fazer para alcançarmos o bem e a felicidade. Enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentos são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral. Como se pode observar, senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.

Postado Por: Letícia Cervera -  nº 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário