sexta-feira, 13 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR



Segundo uma pesquisa requerida pela Fundação Vitor Civita e realizada pela Fundação Carlos Chagas, apenas 2% dos alunos do segundo grau, atualmente, pensam em ser professor um dia.

E qual o perfil desses 2%? Minoria suprema, que ainda tem coragem de querer ser profissional da educação no Brasil? Segundo a mesma pesquisa os 2% tem o mesmo perfil dos atuais universitários que cursam Pedagogia ou outra licenciatura voltada para sala de aula, a saber: 80% cursaram nível médio em escola pública; 30% deles estão entre os que foram aprovados com as piores notas.

Para piorar, nem os alunos querem ser professores, nem a família quer que sejam professores. DESSA FORMA QUAL SERÁ O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL? QUE FUTURO TERÁ O BRASIL? Segundo os especialistas, urgentes medidas devem ser tomadas. Entre elas apontam: melhor remuneração, para atrair os melhores; bons planos de carreira; investir na formação dos profissionais; resgatar a importância do professor para sociedade; tratar o professor como profissional; entre outros.

“É indispensável que os futuros professores recebam em seus cursos um correto entendimento em relação à sua profissão. É preciso que eles aprendam que a educação é uma prática social que exige que eles tenham competência técnica, profissional, social e política e que tenham uma sólida base de educação geral”, comenta Terezinha Saraiva, uma das mais respeitadas educadoras do país

Os professores lidam diariamente com a vida intelectual de seus alunos. Nessa construção diária de conhecimento, porém, fazem mais do que transmitir fórmulas e conceitos: contribuem para a formação dos cidadãos do futuro. “Essa é a tarefa que mobiliza os professores. É a tarefa que vale a pena e torna a docência profissão valiosa e valorizada”, comenta Gabriel Perissé no livro O valor do professor.

As principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz fazer qualquer aluno aprender e ainda é capaz de potencializar seus estudantes. O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho dos alunos. "A qualidade de um sistema educacional não será maior que a qualidade de seus professores", consta no levantamento.

"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.

Aptidão para ensinar a matéria não depende apenas do domínio do conteúdo. O saber é importante, mas há inúmeros pontos que fazem do professor, um profissional de qualidade.

“Professor, uma profissão. Educador, a mais nobre de todas as missões.” Antônio Gomes Lacerda.


Por: Vanessa Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário