sábado, 31 de março de 2012

Senso Moral e consciência moral


Hoje existem situações tanto nacional como internacional que tomamos conhecimentode que existem crianças pedindo esmolas nas ruas para comprar um prato de comida,muitos idosos que são maltratados e diante dessas situações sentimos piedade e com este sentimento começamos a tersolidariedade quando decidimos ajudar pessoas que necessitam de roupas, comidas ou também participar de campanhas contra a fome, pois estamos  indignados como algumas situações que acontecem em nosso cotidiano. Através desses sentimentos e as nossas ações exprimem o nosso senso moral. As vezes somos levados por uma emoção muito forte como o orgulho, medo, vaidade entre outros, que como essa emoção muito forte fazemos coisas que sentimos culpa e vergonha de ter feito aquilo  isso também é senso moral.
Já na consciência moral são sentimentos que sempre surgem em nossas vidas quando temos que tomar uma decisão, quando estamos com duvidas. Consciência e senso moral são sentimentos, decisões, ações, que surgem em nossa vida.

Juízo de fato e juízo de valor
Juízo de valor quando falamos de algum acontecimento que é verdade que esta acontecendo “o sol já esta nascendo” está avaliando afirmando o que aconteceu.
Juízo de valor são coisas cotidianas que acontecem em nosso dia a dia. Quando falamos que as coisas são com daquele jeito que vemos.

Camila Costa         N°06

Ética.

O que é ética?
 É aquilo que um monte de gente diz que tem, um monte de gente pergunta o que é, mais poucos sabem responder.

 A ética é um princípio universal que visa aspectos de conduta, cultura e regras. É moral, mais às vezes imoral.

 Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade. Ética é princípio, é regra, é teoria e respeito. Baseia-se em regras morais fixas.
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo, tudo é temporal.
Ética profissional e Religiosa: As regras devem ser obedecidas sempre.
Ética econômica: O que importa é o capital.
Ética política: Tudo é possível, pois a política vale tudo.

 È muito vago definir ética, pois ela é tudo.
 A palavra ética é de origem grega, derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens.
Parte da filosofia que lida com a compreensão das nações e do homem que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. A reflexão e o valor das ações sociais.

 Senso moral- É a maneira de como avaliamos a nossa situação e a dos outros, como justiça injustiça o bem e o mau. Trata-se de sentimentos morais. Por exemplo: A fome. Nós olhamos para muitas crianças do mundo passando fome e em programas de televisão as pessoas brincando com comida, a qual mães dariam a vida para ter para alimentar seus filhos. Nós sentimos PIEDADE, COMPAIXÃO. E é também as emoções fortes que sentimos, quando agimos sem pensar, e depois sentimos culpa, vergonha, remorso. É a avaliação do nosso comportamento, ideias de o que é certo ou errado.

 Consciência moral- É a habilidade, capacidade, intuição e julgamento do intelecto, como o senso moral a consciência moral também distingue o certo e o errado. Que reflete valores ou normas sociais, princípios e regras. Em termos relacionados à psicologia é quando uma pessoa age contra seus valores morais e sente remorso. A consciência constitui-se em duas metáforas, “voz interior” e “luz interior”, a pessoa se dá conselhos e aponta pra si mesma seus erros.
 E são também as dúvidas que temos quase todos os dias, como que decisão tomar, o que fazer o que falar. Conclusão a consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, se referem a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos.

 Juízo de fato- É o que esta acontecendo no momento. Como, está sol, ou esta chovendo, se é algo que esta acontecendo é um juízo de fato. São os fatos constatados momentaneamente, é o que diz como as coisas são.

Juízo de valor- avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, intenções, decisões e desejos. É a avaliação sobre as coisas que ocorrem em nossa vida cotidiana. É valorizarmos os fatos ocorridos.

 Ética, senso moral, consciência moral, juízo de fato e juízo de valor, é o que todas as pessoas precisam ter. Para elas se respeitarem, se entenderem, viver em harmonia.

                                      
                                                  Por: Carolina Mingardi.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Moral e Juízo.

Sendo moral e Consciência moral.

Existem alguns parâmetros que ditam a moral perante a sociedade, são esses alguns como as leis, os costumes, tratados ou acordos, pois por vezes o que vale aqui pode não ter o mesmo valor em outro lugar qualquer, se no Brasil não é educado arrotar à mesa em outro países a cultura pode ser completamente distinta, ou até mesmo muros morais que nos restringem muito mais imperceptíveis e curtos do que a distância de países, por vezes o que é aceitável em nossa cidade e sociedade pode não ser na cidade vizinha.
Senso moral é andar sobre as normas da comunidade, do estado e do país.
O sendo de ética se distingue do sendo de moral pelo simples fato de não possuir essas distâncias, ou seja, senso de ética são normas que devem ser seguidas e que são válidas em todos o universo, independente do senso de moral estabelecido em sua cidade, dos seus costumes e etc.
Ter consciência moral é saber distinguir que é moralmente correto e o que é moralmente errado, percebendo as diferenças entre ética e moral.
Ética esta acima da moral mas essas podem até mesmo se coincidir já que algumas vezes a lei e as normas ou alguns parâmetros de moral são os mesmo em lugares diferentes, sendo que as leis e as normas são formas de manter as pessoas na ética.
Ética é o seria o senso natural de certo ou errado, do lado bom ou do lado mal e que sabemos sem ninguém nos dizer ou sem ter uma legislação para isso.
Já a Moral é algo criado para aqueles que não usavam ética, logo se notou a necessidade de criar leis ou algo que os fizessem seguir as regras.

Juiz de fato e Juiz de valor.

Juiz de fato é quem você ou qualquer outro ser é de fato, é a essência da pessoa, quem o ser é realmente, avaliando apenas quem ele realmente é sem levar em conta nenhuma influência externa, é a pessoa em si, avaliando o que é, porque é e como é apenas.
Juiz de valor é o juízo, é a avaliação que as pessoas possuem de você, ou seja, é a forma como as pessoas te vêem e o que ela percebem avaliando suas características, suas ações, virtudes, valores, aparência, costumes dentre outros critérios.



Gabriela Costa Martins nº 11

Senso moral e consciência moral


            Definir a ética é uma coisa difícil, ela é um instrumento que busca rotular o que é certo e errado. Por exemplo, uma pessoa acreditar que seja certa a forma que está agindo em determinado momento.. Se a pessoa realmente acredita que o que pensa é certo, isso é ética.
            O sentimento de solidariedade e de piedade com o próximo, a necessidade de ajudar os que precisam, esses sentimentos e ações exprimem o senso moral das pessoas.  Ele atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre as pessoas. São ações que dependem de cada pessoa, do seu livre arbítrio. Consciência moral é o que as pessoas decidem fazer, a justificativa que elas dão para si próprias e para os outros sobre o porquê de seus atos. E é também arcar com todas as consequências, pois cada pessoa é responsável por aquilo que faz.
            O senso moral e a consciência moral estão ligados e entram na questão da ética. Eles se referem aos valores de cada individuo. A justiça, a honra, o sacrifício e a bondade. Tem a ver com a consciência de cada um, com o fato de poder deitar e dormir o sono dos justos.

             
Juízo de fato e juízo de valor

            Um juízo no dicionário é um julgamento que dá um valor para algo e realidade independe do julgamento. Só a leitura atenta já leva as pessoas a concluir do que se trata do juízo de fato e juízo de valor.
            São duas coisas que se confrontam. Juízo de fato diz algo que existe, que é real. Ele diz como as coisas são, o que são e o porquê disso. Diferente dele o juízo de valor avalia as coisas com o intuito de classificar o que é bom e o que é ruim, o bem e o mal. Julga o que é certo e o que é errado. Os dois são necessários, porém o juiz de valor é o preferido da ética. 

Postado Por: Danielle Donat


Grupo Biológicas: Area Exatas


Ciências Exatas são as ciências que tem a Matemática, Química e a Física como peças fundamentais.
Além das 3 áreas básicas e todas as suas subdivisões tais como física quântica e físico-química, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Economia. A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico e Estratégico.
As ciências exatas estão entre as mais antigas, desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para resolver seus problemas e organizar melhor a sua sociedade. Foram às ciências exatas que proporcionaram que os antigos egípcios construíssem as pirâmides, permitiu que os gregos erguessem suas acrópoles e monumentos e também que o homem realizasse a viagem espacial até a lua no século 20.
“Extraído do site Guia da Carreira, para saber mais, acesse: http://www.guiadacarreira.com.br

Campo de Trabalho
Engenharia Civil
Projetos e obras nas áreas de construção civil, transportes e hidráulica. A construção civil é o campo mais amplo: desde uma residência uni familiar até complexos habitacionais, cidades, ginásios, poliesportivos, hospitais, hotéis, escolas, pontes, viadutos, túneis. A área de hidráulica compreende todos os sistemas de captação de água, barragens, reservatórios, sistemas de adução, construção de estações de tratamento, distribuição em rede pública, instalações nos edifícios, captação das águas servidas, sistemas de tratamento de esgoto e disposição final. Inclui as obras de drenagem em geral, canais, bueiros, galerias, etc. No setor de transporte, trabalha com sistemas rodoviários, ferroviários, metrô, hidrovias, dutovias, obras portuárias e de infraestrutura de aeroportos. Atua ainda em serviços de consultorias e perícias especializadas nas áreas acima.

Engenharia Mecatrônica

  Os profissionais formados neste curso podem, preferencialmente, atuar em áreas de automação e controle de equipamentos e processos, sistemas robóticos, sistemas de controle de ambientes, equipamentos de biotecnologia, dimensionamento de dispositivos mecânicos, equipamentos com controle remoto de movimento, eletrônica industrial, nanotecnologia, instrumentação e controle de processos, etc.


Engenharia de Petróleo

O engenheiro de petróleo atua no planejamento, elaboração de projetos, coordenação, fiscalização e assistência técnica às atividades de:

§  perfuração, completação, restauração, estimulação e limpeza de poços petrolíferos;
§  processamento e movimentação de gás natural;
§  controle diário da produção de óleo, gás e água dos reservatórios;
§  tratamento e movimentação do petróleo, das estações até os oleodutos;
§  projeto de elevação artificial e bombeamento submarino;
§  estudos de comportamento e acompanhamento de reservatórios de petróleo;
§  estudos de impacto ambiental e da segurança das operações.


Engenharia de Produção

Diversas áreas de Engenharia, inclusive na construção civil, sistemas elétricos de potência, sistemas eletrônicos e processos da indústria química, entre outras. Projeta técnicas para otimizar aplicação de recursos visando obter produtos de qualidade.

Engenharia Elétrica

Atua na comercialização de energia através de uma visão sistêmica, relacionando aspectos técnicos, comerciais e ambientais.

Engenharia Química

O Engenheiro Químico atua principalmente nos processos da indústria química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos.

Ciências Contábeis

Amplo campo de atuação, tanto em empresas públicas, como em empresas privadas. Este profissional também pode atuar de forma independente como contador, auditor externo ou interno, consultor ou perito judicial.

Matemática

 São duas grandes linhas de atuação: a primeira é a formação do professor de Matemática,que trabalha com ensino.
A segunda é a de Mercados Financeiros: bancos comerciais e de investimento, bolsas de valores, de mercadorias e de futuros, fundos de crédito e de poupança e seguradoras.O Curso habilita profissionalmente para o exercício do magistério nos Ensinos Fundamental e Médio.

Economia Empresarial

O economista pode desenvolver estudos e análises em duas áreas : macroeconomia (aspectos gerais da economia que afetam a empresa) e microeconomia (questões específicas da empresa). O economista está apto a desenvolver trabalhos relacionados ao planejamento estratégico, departamento financeiro, estudo de mercados, conjuntura econômica e ambiente de negócios, custos e orçamentos empresariais. Ele ainda analisa o desenvolvimento sócio-econômico e gestão empresarial.

Física

Atua em ensinos (escolas) e pesquisas para laboratórios e etc...

Estatística
Indústria, Hospitais e instituições de pesquisa na área de medicina, Instituições públicas, Bancos e seguradoras, Mercado financeiro e Universidades e outros centros de pesquisa.

Ciência da Computação
Desenvolvimento em sistemas de programação de computadores. O mercado de trabalho é amplo e está em crescimento constante, tanto em indústrias como em instituições de ensino e pesquisa. O profissional desenvolve, implanta e gerencia projetos nas áreas de sistemas, banco de dados, redes e Tecnologia de Informação.

Geofísica
 -Construção de obras,
- Localizar dutos de água e gás para implantar tubulações em terrenos e loteamentos; 
- Atuar na geofísica ambiental, investigando a degradação do ecossistema e analisando o impacto de grandes obras como estradas, túneis e metrôs; 
- Trabalhar na área de geofísica fundamental, desenvolvendo pesquisas sobre as propriedades da Terra; 
- Operar na engenharia do petróleo, levantando dados em busca de reservas e acompanhando sua exploração e

- Coletar dados em campos de mineração, analisando-os em laboratório para localizar reservas minerais. 

 

Informática biomédica
Os profissionais com formação específica para atuação nessa área geralmente recebem formação sólida, relacionada aos conceitos da ciência da computação complementada por disciplinas que os instigam a buscar soluções para diversos problemas relacionados às áreas de sistemas de informação em saúde, epidemiologia, bioinformática e processamentos de imagens médicas.
As ferramentas computacionais utilizadas para solução dos problemas nesta área são diversas e vão desde simples algoritmos de análise sequencial, passando por sistemas utilizados na pesquisa, ensino e extensão, com auxílio de técnicas de inteligência artificial, redes neurais artificiais, reconhecimento de padrões, predição e simulação até visualização 3D de processos biológicos, como enovelamento de proteínas, fases da reprodução celular ou mesmo planejamento cirúrgico e robótica.

Astronomia
 Os astrônomos trabalham nas Universidades e em centros de pesquisa, principalmente Observatório Nacional, Laboratório Nacional de Astrofísica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Meteorologia
A meteorologia é essencial para a agricultura e boa parte da balança comercial brasileira depende do bom desempenho das plantações, que por sua vez dependem de planejamento para o plantio e colheita, necessitando de ótimos serviços de previsão meteorológica das estações de medição, abrindo amplo mercado de trabalho para os meteorologistas, principalmente porque existem poucos profissionais na área.
Além do trabalho nessas estações, o profissional pode também seguir a carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas em universidades e institutos especializados ou então dando aula.
Outra boa frente de trabalho tem surgido nas empresas privadas de prestação de serviços meteorológicos, cada vez mais presentes no planejamento do transporte aéreo e rodoviário de cargas e pessoas.

Engenharia Ambiental
 O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental é próspero, sobretudo pela obrigatoriedade legal de proteção do meio ambiente, tais como estudo e relatório de impacto ambiental. Obras têm buscado o profissional para tratar recursos reutilizáveis, bem como conter a poluição. Prefeituras, empresas que atuam na área de recuperação ambiental, órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são campos de trabalho para esse engenheiro.

Salários

O ser humano sempre está em busca de um maior conforto e uma melhor condição de vida. No entanto, muitos jovens, na hora de decidirem qual profissão seguir deixam de lado aquela profissão que sempre sonhou ou aquela em que ele se identifica e faz a sua escolha por meio do salário. 
Ter um salário alto no fim do mês, com certeza é algo bem gratificante, porém, o salário, em qualquer profissão que você siga, nem sempre vai ser o melhor ou o mais alto, principalmente no começo de sua carreira. O que irá diferenciar você dos outros e ter uma melhor remuneração será a sua competência profissional. Então faça a sua escolha por uma profissão que você realmente goste e se identifique, sem dúvidas, a realização profissional, além de ser um excelente caminho para o sucesso, vale mais do que qualquer salário.
Para quem se identifica com a área de exatas, tem-se como principais profissões: Engenharia, Ciências contábeis, Matemática, Física, ... E Desing de games. Segue abaixo, a tabela com os salários médios dessas e de outras profissões de exatas:



Profissão
Salário médio
Administração
4.006,61
Ciências Contábeis
4.644,67
Geologia
5.285,77.
Astronomia
2445,00
Matemática (licenciatura)
1797,00
Física (licenciatura)
1.500,00
Design de games
3018,00
Ciências atuárias
1831,00
Desenho Industrial
1953,00
Química
2032,00

Ciência da Computação
2.000,00
Informática Biomédica
2.500,00
Geofísica
2.000,00
Sistema de informações
1.105,71
Meteorologia
3.060,00
Tecnologia da Informação
7.993


Engenharia
Salários
Civil
Inicial:  R$ 1.900,00
Salário Médio: R$ 4.900,00
Sênior: R$ 9.500,00
Petróleo
Salário inicial:  R$ 1.900,00
Salário Médio: R$ 4.900,00
Sênior: R$ 9.500,00
Mecânica
Salário inicial: R$ 1.990,00
Salário Médio: R$ 5.700,00
Sênior: R$ 10.000,00
Alimentos
Salário inicial:  R$ 1100,00
Salário Médio: R$ 2.550,00
Sênior: R$ 5.500,00
Química
Salário inicial: R$ 1.970,00
Salário Médio: R$ 5.000,00

Aeronáutica
Salário inicial: 5.000,00
Ambiental
Salário inicial: 2.300,00
Materiais
Salário inicial: 2.500,00
Minas
Salário inicial: 3.572,50
Pesca
Salário inicial: entre 1.700,00 a 2.400,00
Produção
Salário inicial: 3.060,00
Redes
Salário inicial: 3.000,00
Industrial
Salário inicial: 4.750,00
Naval
Salário inicial: 2.000,00
Têxtil
Salário inicial: 2.500,00

Principais Universidades

As 6 melhores universidades em Arquitetura e Urbanismo no Brasil
Melhores faculdades
Estrelas
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFGRS)
★★★★★
Universidade Mackenzie (Mackenzie)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★★

As 5 melhores universidades em Ciências Aeronáuticas no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRA)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
★★★★
Universidade Fumec (Fumec)
★★★★
Universidade Norte do Paraná (Unopar)
★★★
Universidade Anhembi Morumbi
★★★
* lista em organizada por estado

Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Ceará (UFC)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus da Cidade Universitária
★★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética

As 11 melhores universidades em Ciências Contábeis no Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
★★★★★
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
★★★★★
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
★★★★★
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
★★★★★
Trevisan Escola de Negócios
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★★

As 13 melhores universidades em Design Gráfico no Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Faculdade Fucapi (Fac. Fucapi)
★★★★
Universidade Salvador (Unifacs)
★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG)
★★★★
Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)
★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
★★★★
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
★★★★
Universidade Federal Pelotas (UFPel)
★★★★
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
★★★★
Universidade Tiradentes (Unit)
★★★★
Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)
★★★★
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP)
★★★★
Universidade Anhembi Morumbi
★★★★


As 12 melhores universidades em Economia no Brasil

Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Católica de Brasília (UCB), campus do Distrito Federal
★★★★★
Fundação Getúlio Vagar (FGV), do Rio de Janeiro
★★★★★
Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (Ibmec), do Rio de Janeiro
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eesp), de São Paulo
★★★★★
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
★★★★★
Universidade Estadual de Capinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Piracicaba
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★★
* lista em ordem alfabética e organizada por estado

As 7 melhores universidades em Engenharia Agrícola no Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Lavras (Ufla)
★★★★
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
★★★★
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
★★★★
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
★★★★
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
★★★★
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★


As 4 melhores universidades em Engenharia de Alimentos no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (unesp), campus de São José do Rio Preto
★★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética

As 14 melhores universidades em Engenharia Ambiental no Brasil

Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos
★★★★★
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
★★★★
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
★★★★
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
★★★★
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
★★★★
Universidade de Joinville (Univille)
★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campos de Presidente Prudente
★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campos Rio Claro
★★★★
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
★★★★


As 12 melhores universidades em Engenharia Civil no Brasil

Nome da instituição
Estrelas
Universidade de Brasília (UnB)
★★★★★
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
★★★★★
Instituto Militar de Engenharia (IME)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus Cidade Universitária
★★★★★
Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
★★★★★
Instituto Militar de Engenharia (IME)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP)
★★★★★
* lista em ordem alfabética e organizada por estado

As 9 melhores universidades em Engenharia Elétrica no Brasil

Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
★★★★★
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus da Cidade Universitária
★★★★★
* lista em ordem alfabética e organizada por estado




As 6 melhores universidades em Engenharia Industrial no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
★★★★★
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de Itapeva
★★★★
Instituto Federal da Bahia (IFBA)
★★★
Centro Universitário de União de Vitória (Uniuv)
★★★
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
★★★
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
★★★
* lista organizada por estrelas e por estado

As 8 melhores universidades em Engenharia de Materiais no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
★★★★★
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
★★★★
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de Lorena
★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética

As 10 melhores universidades em Engenharia Mecânica no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Universidade de Brasília (UnB)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
★★★★★
Instituto Militar de Engenharia (IME)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★★

Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)
★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★
Universidade de São Paulo (USP)
★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética

As 8 melhores universidades em Engenharia de Produção no Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP)
★★★★★


As 4 melhores universidades em Engenharia Química no Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP)
★★★★★


As 4 melhores universidades em Engenharia Têxtil no Brasil
Nome da faculdade
Estrelas
Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo)
★★★★
Senai – Cetiqt (Rio de Janeiro)
★★★★
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
★★★★

Nome da faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Ceará (UFC)
★★★★★
Universidade de Brasília (UnB)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária
★★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética



As 15 melhores universidades em Matemática no Brasil

Nome da faculdade
Estrelas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
★★★★★
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Rio Claro
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – São José do Rio Preto
★★★★★
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
★★★★★
Universidade Federal do Ceará (UFC)
★★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
★★★★★
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus Capital
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP) – campus São Carlos
★★★★★
* lista organizada por estado e ordem alfabética

Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade de Brasília (UnB)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara
★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto
★★★★★
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus São Paulo
★★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética

Nome da Faculdade
Escolas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos
★★★★★
* lista em ordem alfabética e organizada por estado

Postado Por: Aline Stumpf, Aline Ferreira, Bianca Koukdjian, Camila Costa. Camila Dantas. Carolina Kuntz, Glaucia Lopez.