Cultura

Podemos perceber com o passar do tempo que a cultura é a bagagem de conhecimento que nós podemos obter sobre diversos assuntos, graças a Prefeitura de Mongaguá e o departamento de Cultura e turismo, nós do ensino médio do Colégio COC Expressão pudemos fazer um pequeno tour por alguns pontos turísticos de Mongaguá.

No início do passeio estavam todos querendo saber pra onde iríamos, afinal, todos pensavam que conheciam a cidade, e não foi bem assim. Passamos pelos principais pontos turísticos da cidade e paramos no Parque Ecológico, e logo na entrada tivemos uma bela surpresa!
Chegando no fim do passeio, todos estavam satisfeitos em ter conhecido um pouco mais de um lugar onde a maioria não conhecia, mesmo localizado na cidade onde moram a maioria dos alunos não conheciam o lugar e ficaram encantados, muitos disseram que vão voltar. 
Ou seja o conhecimento pode estar muito mais perto do que imaginamos, e foi um passeio cheio de descobertas sobre a cidade e sobre a estrutura cultural, afinal a cidade não tem apenas o Centro Cultural Raul Cortez que diz respeito a cultura, tem muito mais!
Algumas fotos do passeio

Tallyta Felix

______________________________________________________

A cultura, sendo o povo, está presente entre nós há séculos atrás, e por consequência tal cultura vem se desenvolvendo, mas sempre no mesmo padrão, o pobre com a ‘porcaria’ e o burguês com ‘o que realmente é bom’, por quê isso? De que vale julgar? Nas cortes as elites tinham o mesmo pensando, e hoje infelizmente ainda estamos parados diante do preconceito feito pelos que se julgam mais inteligentes por possuirem uma melhor educação.
No Brasil, o conceito de cultura não é mais nosso, e sim dos americanos. Assistimos a mais filmes estadunienses do que nacionais e ouvimos mais suas músicas do que nossas. Até quando? Enquanto aos europeus, por quê a elite é mais acostumada à essa cultura dos que os menos favorecidos? E aqueles que, independente de sua renda estão abertos à tal cultura são chamados de “cult” ou até sendo envolvidos a um tipo de rótulo, pra quê?
Infelizmente a música brasileira é pouco reconhecida, seja ela rap, bossa nova, rock, ou afins. O cinema, que agora está em ascenção, espero que nunca entre em declínio, como houve tempos em que estava, e tudo o que é nosso, brasileiro, mesmo que uma parte tenha uma grande influência de outros países, que seja nosso e que as pessoas percebam que o conhecimento cultural não está no dinheiro para compra-lo e sim no olhar daquele que sabe apreciar o que está sendo mostrado. Temos no Brasil, grandes compositores, diferentes ritmos, do samba ao mpb, uma miscelânea cultural e de povos e que o ignorante no final não é aquele que não tem estudo, e sim aquele que prefere manter-se de mente fechada diante toda essa imensidão cultural.


Renata Silva
_______________________________________________________________

A libertação do cinema brasileiro

     Falar do cenário do cinema brasileiro atualmente é abranger vários assuntos, mesmo que involuntariamente, afinal muitas mudanças ocorreram e hoje temos vários tipos de filmes.
      Os filmes brasileiros estavam sempre prendidos a alguns assuntos, principalmente no fim dos anos 90 e no início do século XXI.
Central do Brasil, 1998, o filme retrata a busca de uma criança pelo seu pai pelo sertão nordestino
Fala da cultura nordestina e mostrava as dificuldades dos sertanejos, ou então falava das favelas e a realidade no Rio de Janeiro.
Cidade de Deus, filme de grande sucesso lançado em 2002
       São assuntos interessantes, a maioria das vezes fatos reais e coisas da cultura brasileira, mas não podíamos ficar presos apenas a isso, e foi o que aconteceu.
     O cinema brasileiro, começou a abrir as portas para a influência americana, o que vem dando muito certo. Cada vez mais no Brasil estamos modificando essa inércia cinematográfica e produzindo filmes com ficção.
O homem do futuro, 2011 com Wagner Moura e Alinne Moraes

Tem dado muito certo, comédias românticas brasileiras conseguem disputar bilheterias de todo o Brasil com as comédias românticas americanas, hoje o brasileiro está abrindo a mente e vendo que somos sim, capazes de produzir bons filmes assim como os americanos, mas estamos apenas no começo de uma longa jornada.
Cena do filme "Se eu fosse você 2", 2009, que se tornou o filme nacional mais visto da retomada, com público de mais de 6.000.000 pessoas e é atualmente a quarta maior bilheteria de um filme brasileiro na história. O filme retrata um típico casal de classe média do Rio de Janeiro, que no meio de uma separação acabam trocando de 'papel'.

     Temos muitos filmes bons que infelizmente por falta de patrocínio não são tão divulgados e consequentemente não são apreciados como seria merecido e são fugazmente apenas arquivados independentes de sua qualidade.
A última estrada da praia, 2010

     Mas o primeiro grande problema está quase que totalmente aniquilado, que é o preconceito do brasileiro com a sua própria cultura, agora temos que enfrentar mais alguns, como o patrocínio, oportunidade, independência financeira, entre outros. Esses problemas, quando solucionados, o cinema brasileiro poderá ir para todo o mundo.

Tallyta Felix


_______________________________________________________


Colaboração da cultura árabe no Brasil


   Pode-se pensar em três “vias de entrada” básica, sendo difícil distinguir se e quando elas se interpenetram. A primeira é a própria contribuição árabe à formação histórica da Península Ibérica, Portugal e Espanha. Embora possa ser reunida sob uma única rubrica, essa via tem várias ramificações, uma vez que a convivência direta entre árabes e ibéricos se deu por quase um milênio, desde a sua entrada, como conquistadores, em 711, até sua expulsão, como súditos indesejados, em 1608. Durante esse largo espaço de tempo, árabes e muçulmanos deram enormes contribuições à formação da cultura ibérica, e por extensão à brasileira, a tal ponto que é praticamente impossível diagramá-las. Pois se existe até mesmo quem considere que certas manifestações da religiosidade católica são de influência islâmica!! Já a segunda via é constituída pela imigração forçada de negros escravos muçulmanos, em grande escala, a partir do século XVII. E, finalmente, a terceira via é constituída pelos imigrantes oriundos de países árabes, em especial o Líbano, a Síria e a Palestina. As primeiras levas desses imigrantes entraram no país, no final do século XIX, com passaportes turcos, pois a Turquia, então Império Otomano, dominava os seus países. É um fluxo que ainda não cessou, embora tenha diminuído consideravelmente. Mas ainda hoje, por exemplo, o Brasil é o maior país libanês do mundo, isto é, existem no Brasil mais libaneses e descendentes do que no próprio Líbano.
E a influencia dos árabes aqui no Brasil vem através de comida, danças e roupas exóticas que geralmente são usadas pelas mulheres cobrindo seus rostos deixando a mostra apenas seus olhos e pés.

Escrito por: Amyr Abdul Rahman



___________________________________________________________


Guadalajara sede do pan-americano

Como de costume a cada quatro anos ocorre o evento chamado de pan-americano onde envolve atletas da América do Norte, América do Sul e América Central.
E a cada ano um país é sede dos jogos,sendo nesse ano  em Guadalajara no México, ou chamando por seu apelido “Pérola do Oeste”, ela é  o centro cultural do oeste mexicano.Guadalajara  sem duvida  é uma cidade moderna, mas manteve suas tradições rurais de Jalisco.
Uma das principais atividades econômicas é o turismo cultural,onde há uma local especifico para que isso seja apreciado mais conhecido com o centro histórico,são vinte e dois museus ,fazendo dela ser nomeada a Capital Americana da Cultura no ano de 2005.Contam também  com a honra de serem berço de muitos poetas,atores,pintores e escritores como Marta Pacheco,Alejandro Colunga, José Fors e muitos outros esplêndidos artistas.
Quanto a culinária,é uma mistura de culinária espanhola com culinária pré-hispânicas, mas como cada lugar sempre acaba  criando seus próprios jeitos de fazer uma coisa ou outra, eles acabaram colocando o seu “jeitinho” na hora de cozinhar,fazendo  de seus pratos  algo saboroso ,seu principal prato é a birria.
Mas  como uma boa cidade é um tanto quanto festeira também ,cabendo a todo mês de fevereiro ter como data a um dos festivais mais visitados,por seus eventos ,exposições e recreação.Mas não para por ai, o mês de outubro também entra nessa festa, e nesse mês os trinta dias são comemorados, mas em cada local é comemorado de um jeito.E por fim podendo dizer que essa é a cidade que está recebendo o pan-americano.
   



                     



Letícia Ribas Chiozani




________________________________________________________________________
Itália e sua Rica cultura

A Itália é super famosa por sua cultura , seus lugares turisticos , seus monumentos , cidades históricas , sua culinária , seus cantores , seus pintores , e muito mais , vamos conhecer um pouco . 
Veneza , conhecida por ser considerada uma cidade romântica , com seus passeios de gôndolas pelos rios , Pisa conhecida por sua ''Torre de pisa'' e por ser  ''torta'' e é bastante visitada e se encontra na piazza Duomo , Roma conhecida por ser uma cidade histórica e onde se encontra o coliseu , o vaticano e onde o Papa mora na pizza San Pietro in Palazzi ,  e Milão onde é uma das cidades mais movimentas da Itália , tem gente do mundo todo , tem uma cultura bem variada por ter muita gente do mundo todo , e por ser uma cidade moderna . A Itália também não é só conhecida pelos seus monumentos , também é  mundialmente conhecida pela sua culinária e muito apreciada , como seu macarrone , sua pizza ,  e seus risotos , e seus ótimos vinhos . Além disso tem os grandes nomes da arte que vieram de lá como Leonardo da Vinci , Michellangelo , entre outros nomes . e cantores mundialmente conhecidos como Luciano Pavarotti , Andrea Bocceli , Laura Pausini , Tiziano ferro , Eros Ramazzoti , Rita pavone , entre outros nomes famosos . 
Além de tudo isso sua lingua é considerada uma das mais românticas do mundo . Eu por ter ido conhecer e tive a oportunidade de morar neste país maravilhoso , recomento a todos , quem vai lá não se arrepende , é uma das coisas mais fantâsticas de conhecer , e poder apreciar sua cultura , Eu recomendo . 






por :  Aline Ilacqua
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SWU - Starts with you - começa com você



              O SWU Music & Arts festival, é um festival de música e sustentabilidade realizado no interior de São Paulo desde 2010. O evento reúne artistas de diferentes gêneros em 3 dias de muita música e conscientização.
            Além dos shows, as toneladas de lixo produzidos no festival são coletadas e recicladas, existem também campanhas de preservação do meio ambiente, existe também um fórum de sustentabilidade em que artistas e pessoas importantes do meio discutem sobre o tema com o público.
            Na primeira edição ocorrida em 2010 mais de 70 atrações passaram pelo palco do festival, artistas Brasileiros e internacionais, estima-se que o público superou 170.000 pessoas. E o sucesso se repetiu em 2011, a segunda edição contou com mais de 70 artistas e o público superou os 180.000.
SWU , 2010


SWU,2011
         O mais interessante do festival é a idéia de misturar um assunto tão importante e sério como a preservação do meio ambiente com descontração e diversão. Além de o público participar de debates sobre o meio ambiente os artistas também se envolvem com a causa.

        O principal intuito do festival é mobilizar o maior número de pessoas em torno da causa, mostrando que por meio de pequenas ações , no dia-a-dia é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O intuito do festival não é só de divertir, mas sim de conscientizar e preservar nosso planeta

Para quem quiser ter mais informações , fotos e videos é só acessar o site oficial do festival : www.swu.com.br

Texto escrito pelas alunas : Caroline Catini , Nathalia Mantone e Vanessa Matias